A SOCIEDADE DIFERENTE DE SERGIO LARRAIN

Atualizado: 16 de Set de 2019


Cartaz da exposição de Sergio Larrain


Não era tarefa fácil assistir o vídeo em que o fotógrafo chileno Sergio Larrain registrou os meninos de rua de Santiago. Em uma cena, um garoto caminha de mãos nos bolsos e cabeça baixa, com a seriedade de um adulto. Em outra, um pequeno franzino quase sem roupa enfrenta uma correnteza de rio carregando um cachorro nos ombros. Depois, uma fuga, não se sabe ao certo porque, de quatro deles e dois cachorros perseguidos por um adulto. São crianças que deixam suas famílias por causa da pobreza e vão viver nas ruas, como delinquentes, dormindo debaixo de pontes ou nas entradas de prédios. Mas, se é assim tão difícil, por que ver? A resposta é: como deixar de ver?


Fotografia de Sergio Larrain na exposição

Sergio Larrain nasceu em Santiago do Chile em 1931, viajou para o Estados Unidos em 1949 para estudar Engenharia Florestal mas abandonou os estudos dois anos depois para viajar pela Europa e Oriente Médio com a família. O pai era arquiteto e colecionador. A família, abastada. Larrain comprou sua primeira câmera, uma Leica, no mesmo ano em que foi para a universidade. Deixou uma obra fotográfica primorosa, fez parte da cooperativa Magnum Photos em Paris, trabalhou para a revista O Cruzeiro Internacional, foi escritor e fez parte do grupo de fotógrafos encarregados de cobrir o golpe de estado chileno em 1973. Viveu recluso grande parte de sua vida, escrevendo, desenhando, praticando yoga e meditação.





Os meninos de Sergio Larrain

Ele se autodenominava um “fotógrafo vagabundo”. Segundo afirmava Agnès Sire no folheto da exposição, Larrain era “fotógrafo pelo gosto da vadiagem e pelo desejo profundo de estar no mundo”. Suas imagens são verdadeiras poesias compostas de enquadramentos, movimentos, inclinações, grandes planos de chão, constantes caminhos, ruas e passagens em preto e branco que nos levam a lugares imaginados com histórias a serem inventadas. A exposição pôde ser vista no Instituto Moreira Salles em São Paulo até agosto de 2019.






8 visualizações

© 2019 Contenuti

logo-whatsapp.png