AFINAL, NÃO INVENTAMOS NADA

Consta que nossos ancestrais pré-históricos começaram a produzir arte rupestre durante o período Paleolítico Superior, ou seja, entre os anos 20.000 a.C. e 4.000 a.C. A arte rupestre é considerada a mais antiga expressão artística da humanidade e ficou registrada em uma diversidade de cavernas localizadas em sítios arqueológicos que foram sendo descobertos ao longo do século passado.


As mais famosas são as cavernas de Lascaux, na França, e Altamira, na Espanha. Recentemente (anos 1990s) foi descoberta a caverna de Chauveau, também na França. No Brasil temos um sítio arqueológico extenso e importantíssimo, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região de São Raimundo Nonato, no Piauí, e também considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.


Pinturas da caverna de Lascaux, Wikimedia Commons

O sítio arqueológico de Lascaux foi descoberto em 1940. Conta-se que Pablo Picasso, ao visita-los e ver as pinturas, exclamou fascinado: “Não inventamos nada”. Na minha opinião, Picasso estava coberto de razão.


É sabido atualmente que o pintor pré-histórico usava técnicas sofisticadas na produção de sua arte. Não se sabe exatamente as causas que o levavam a se expressar por meio das imagens, apesar de haver algumas suposições. As mais aceitas são as hipóteses delas estarem relacionadas à magia e aos rituais primitivos. Sabemos, entretanto, que naquela época já se usavam artefatos e utensílios preparados especialmente para isso.


O homem das cavernas desenvolveu técnicas específicas de pintura, criou ferramentas, preparou pigmentos misturando minérios, terra, sangue e outras matérias primas, assoprou pigmentos, criou texturas e produziu contornos e nuances de cor de forma metódica e pensada. Não havia na época a ideia de contemplação, já que a ideia de arte também não existia. Como então esses homens primitivos, de vida e tecnologia tão precárias (do ponto de vista de nossa mentalidade moderna) podiam produzir ao mesmo tempo formas tão realistas, estilizadas e até geometrizadas com tanto potencial estético?


Não sabemos as causas e não temos explicações exatas sobre isso. Nem sabemos como surgiu essa arte. Mas é certo que já existiam artistas.


12 visualizações

© 2019 Contenuti

logo-whatsapp.png