OS QUADRADOS MODERNISTAS DA GALERIA LUCIANA BRITO

Atualizado: 16 de Set de 2019

Quando falamos sobre o quadrado em geometria, pensamos naquela figura de quatro lados iguais, com quatro ângulos retos. Quando pensamos no quadrado em arte, podemos reconhecê-lo também nas formas irregulares e diagonais. Como já disse o historiador E. H. Gombrich, quando aprendemos a olhar a arte, vemos o mundo com olhos de novidade. E o que dizer sobre novidade em um ambiente modernista?



A luz invade o espaço criando formas geométricas

Fui visitar em agosto de 2019 a exposição “Fotografia Moderna 1940-1960” na Galeria Luciana Brito em São Paulo. Mostras fotográficas costumam exibir imagens emolduradas em quadrados ou retângulos. Mas uma mostra fotográfica em uma casa modernista nos faz ver quadrados (e retângulos) por toda parte. Tanto na arquitetura, quanto em elementos vazados ou mesmo nas sombras projetadas pela luz natural que entra pelos interiores justamente para isso, integrar a natureza ao espaço construído.



Fotografia modernista em espaço modernista: poética perfeita

Era difícil decidir o que olhar primeiro. Ou melhor, que arte observar primeiro, a arquitetônica ou a fotográfica. A Galeria Luciana Brito está instalada em uma das casas modernistas da cidade de São Paulo. E que casa! Trata-se da residência Castor Delgado Perez, projetada pelo arquiteto Rino Levi.


Na exposição foi possível ver um conjunto de 90 obras da vertente moderna da fotografia brasileira. Eram trabalhos fantásticos, de Geraldo de Barros, Gertrudes Altschul, Thomaz Farkas, Ademar Manarini, Paulo Pires, Marcel Giró, Gaspar Gasparian, Eduardo Salvatore e Mario Fiori. Fotos documentais, experimentações surrealistas, fotogramas, montagens, solarizações... Uma festa para os olhos.



Os espaços internos são um espetáculo à parte

Mas chamo a atenção aqui para o espaço arquitetônico, pois a casa merece uma visita longa, atenta, com olhos “de novidade” e um espírito aberto ao encantamento que todos os estímulos visuais nos impõem. Um verdadeiro aprendizado artístico. Para olhar bastante.

4 visualizações

© 2019 Contenuti

logo-whatsapp.png