RETRATO DE CECILIA GALLERANI (DAMA COM ARMINHO)


Retrato de Cecilia Gallerani (Dama com arminho), 1483-90, óleo s/madeira, 40x55 cm, Cracóvia

No ano de 1478 Leonardo da Vinci já era um artista independente. Sua primeira encomenda, a pintura de um altar para a capela do Palazzo Vecchio de Florença, nunca foi executada. Sua primeira pintura de grandes dimensões, “A Adoração dos Magos” (iniciada em 1481 e deixada inacabada) foi encomendada em 1481 pelo Monastério de San Donato a Scopeto, em Florença.


Por volta de 1482 Leonardo colocou-se a serviço do Duque de Milão, Ludovico Sforza, também conhecido como Ludovico, o Mouro. Na ocasião, Leonardo escreveu ao duque uma carta surpreendente na qual afirmava que sabia construir pontes portáteis, que conhecia as técnicas de produção de bombardeios e de canhões, que podia construir navios e veículos blindados, catapultas e outras máquinas e que, sobretudo, podia executar esculturas em mármore, bronze e argila.


Cecilia Gallerani foi amante de Ludovico e deu à luz um filho seu no mesmo ano em que este se casou com Beatrice d’Este. Na obra “Dama com arminho” Cecília está segurando o animal heráldico que pertence a Ludovico. A impressão vívida e charmosa causada pela personagem confirma a reputação de Leonardo como talentoso retratista. O movimento da bela garota que vira a cabeça em direção à luz é repetido no quadro pelo pequeno animal em seu colo.


No retrato pode-se perceber a utilização do “sfumato” ou esfumado como técnica de representação, o que era frequente na obra do mestre renascentista. A moça tem a feição delineada por traços de intensa suavidade, os dedos da mão que segura o arminho bastante alongados e uma postura que denuncia seu pertencimento a uma família nobre de Viena.


Há evidências de que, naquela época, Leonardo possuía pupilos e aprendizes em Milão, para os quais ele provavelmente escreveu os vários textos que mais tarde (1651) foram compilados como “Trattato dela pittura” ou “Tratado da pintura”.


Este texto é uma tradução livre do site da WGA.

31 visualizações

© 2019 Contenuti

logo-whatsapp.png